SOFIA RIBEIRO: CONFIA
Há pessoas que admiramos mesmo sem conhecer. Eu admiro muito a atriz Sofia Ribeiro; pelo talento inquestionável, pela humildade, simplicidade e transparência, pelo sorriso sincero e pelo brilho natural que irradia.
Lembro-me dela, há 11 anos, nos Morangos com Açúcar, a dar vida a uma rapariga desmemoriada, aparentemente frágil e inofensiva, que ao longo da história se foi transformando numa vilã dissimulada e perigosa. Sempre gostei das suas interpretações e da verdade que deposita em todas elas, mas confesso que fiquei rendido ao vê-la no papel da terrível Francisca na novela «Doce Tentação». O olhar maléfico deixava-me sem palavras.
A Sofia Ribeiro é das poucas atrizes portuguesas que dá vontade de aplaudir, aplaudir e aplaudir. É formidável em qualquer papel e é bem visível como se dedica e empenha em todos os papéis que interpreta. Faça de boazinha, vilã, doida varrida, ela vai brilhar sempre; pelo talento, pela dedicação, pela verdade com que trabalha, pelo empenho, pela forma irrepreensível de atuar.
Quando noticiou, perante o país inteiro, que estava a passar por um cancro na mama, fiquei paralisado. Só a palavra «cancro» já dá medo, já nos deixa muito incomodados, sem saber como reagir. Depois do choque inicial, acreditei SEMPRE na sua vitória nesta dura batalha. A Sofia transmite força, coragem, determinação, uma vontade enorme de viver e de doar o melhor de si a tudo em que acredita e a que se dedica. Pelo menos, é assim que eu a «sinto».
A minha intuição estava certa e ela venceu. Venceu e tornou-se um exemplo para as pessoas que passam pela mesma situação. Venceu e ficou ainda mais bonita, com uma luz bem maior. A vida faz-lhe bem. E, ao público, ela inspira, ensina, dá força, dá um novo sentido à palavra acreditar. Com ela aprendemos a «confiar» que tudo dará certo no final.
É por tudo isto que eu admiro a Sofia Ribeiro. E estou ansioso para devorar o seu livro, que é lançado dia 20 de junho, e que tem como título a palavra «Confia» que tanto a acompanha desde que iniciou a sua luta contra o cancro.
SOBRE O LIVRO
"Agarra-te à vida e mostra-lhe que és mais forte, aconteça o que acontecer."
EXCERTO DO LIVRO
«Vi que ele falava, mas não o ouvia. Sabia que o médico me estava a dizer que o caroço que tinha era, afinal, um cancro, mas só sentia o barulho ensurdecedor. Como um rádio mal sintonizado, o que me chegava era tudo o que eu não queria ouvir. A minha cabeça pensava que talvez fosse um engano, que talvez pudéssemos repetir os exames, ver melhor, tentar uma nova análise, mas o meu coração sabia que a minha vida estava prestes a mudar para sempre.
O médico continuava a falar e eu sem o ouvir. Lembro-me do ar preocupado com que me explicava a "lesão na mama esquerda", como tentava ser claro e detalhado sem me deixar completamente sem chão. Lembro-me de perceber uma série de palavras que nunca julguei puderem definir um estado e um caminho que seriam meus. Tratamentos, protocolos, quimioterapia, como assim? Então, e a minha vida? O que faço com ela enquanto o meu corpo decide se vive ou se morre? E os meus? A minha família? E onde coloco os meus sonhos, tudo o que ainda tenho para viver?
Pela primeira e única vez, tive medo. E chorei as primeiras de muitas lágrimas...»
Título: Confia
Páginas: 232
Quer ler as primeiras páginas e comprar o livro? Clique aqui.
INSTAGRAM: @fabioteixeira7
PÁGINA FACEBOOK: http://facebook.com/fabioteixeiraautor
Fábio Teixeira
Comentários
Enviar um comentário