O ETERNO DINO

Fransciso Adam morreu aos 22 anos, no auge da sua curta carreira como ator. 


Tenho estado a rever a sexta temporada dos Morangos com Açúcar pelo Youtube e, ontem, deparei-me com um vídeo que compila as cenas finais do Francisco Adam na terceira temporada da série juvenil de maior sucesso em Portugal. Comecei a ler os comentários e constatei que a nostalgia é o sentimento maioritário das pessoas que deixaram a sua opinião expressa naquele vídeo.

Os Morangos com Açúcar são uma marca em Portugal, tal como o Franscisco Adam é um marco na ficção nacional. Não dá para falar da série sem relembrar o Dino, o Rodas, o Crómio, a Soraia, a Susana, o Pipo e a Joana, a Ana Luísa e o Simão, as PopStars; os personagens mais marcantes das nove temporadas. Mas ainda assim, o Dino é o mais destacado. Até os pais dos adolescentes da década passada, que viam a série, o adoravam.



Quando me recordo do Dino, automaticamente me vem à memória, as cenas divertidíssimas, as conquistas dele na praia, as babes e sereias que eram a sua perdição. Lembro-me da relação cão e gato com a personagem da Rita Pereira e, mais tarde, do amor-ódio com a Susana, personagem da Diana Chaves. O Dino era um personagem cheio de vida, sempre envolvido em situações cómicas, que faziam o público rir até a barriga doer. O Francisco Adam soube desenvolver o personagem e torná-lo credível para o público. O ator foi, sem dúvida, dos melhores atores, em início de carreira, que passou pela série.

Claro que o personagem ainda se tornou mais marcante e inesquecível, pela morte prematura do ator. Francisco Adam morreu dia 16 de Abril 2006, em pleno domingo de Páscoa, vítima de um acidente de viação. O ator estava no auge, brilhava com o seu Dino, era dos nomes mais requisitados para presenças em eventos e para sessões de autógrafos.

Lembro-me tão bem de acordar com a notícia da sua morte e pensar que era mentira. Como é que um ator cheio de vida, com apenas 22 anos, morre assim? Portugal ficou em choque, ninguém conseguia acreditar que o Dino, o personagem mais carismático da série juvenil, tinha morrido! Lembro-me da publicidade que a TVI colocava em todos os intervalos, com o rosto do ator e a data do seu nascimento e falecimento. Lembro-me do funeral emitido para o país inteiro ver, das capas de revistas e jornais, do quão estranho era saber que ele estava morto e ainda assim continuava a fazer-nos companhia ao final das tardes na TV.



Duas semanas depois da sua morte. foi levado ao ar o episódio que continha as últimas cenas gravadas pelo ator. Um episódio emocionante que ninguém quis perder. Foi o episódio mais visto de toda a série.


(Vídeo: As últimas cenas do Dino»)

Nesse episódio, Dino prepara uma surpresa romântica para a Susana. Usando um Woki Toki, Dino - sem revelar a sua identidade – vai dando instruções a Susana para que ela vá ao seu encontro. Susana mostra-se renitente mas ao saber que Dino é o seu admirador secreto, decide ir ao seu encontro. Depois de alguns obstáculos para lá chegar, Susana percebe que Dino a espera num balão de ar quente (Susana sempre quis fazer uma viagem de balão).

Mas do nada, o balão começa a levantar voo e Susana entra em desespero. Corre em direção ao balão mas não o consegue alcançar. Já a uma altura considerável, «Dino» lança do balão, um boné laranja – a cor favorita do ator – e Susana coloca-o na cabeça. De seguida, todos os atores da temporada aparecem, muitos deles vestidos de laranja, para dizer adeus ao balão que ruma ao céu.

Segundo o guião da série, esse seria o episódio em que Dino e Susana começariam a namorar. As cenas chegaram a ser gravadas, e nelas, Susana voava com Dino no balão. Porém os autores, depois da morte do ator, foram obrigados a forçar o final do personagem, decidindo cortar as cenas da Susana no balão. A atriz apenas regravou, sozinha, a cena em que chega ao local do encontro e vê o balão rumar ao céu.



Foi um episódio emocionante, com um final de arrepiar para o personagem de maior destaque da temporada. O episódio fechou com chave de ouro, ao ser exibido um vídeo, com os melhores momentos do Dino, ao som de «A Vida Faz-me Bem», uma das músicas favoritas do ator.

Tenho saudades de chegar da escola, deitar-me no sofá, e ver os Morangos com Açúcar.


INSTAGRAM: @fabioteixeira7

Fábio Teixeira







Comentários

Mensagens populares deste blogue

A VIDA E O AMOR DÃO MUITAS VOLTAS

GERAÇÃO MORANGOS