O VERÃO


    Sempre gostei do Verão. O Verão traz tudo o que precisamos para ser felizes: a família que está longe, os amigos que não vemos durante muito tempo, os dias longos e cheios de alegria, as noites de música e diversão, as férias na praia e, o melhor de tudo, o desaparecimento do despertador...

INSTAGRAM: @fabioteixeira7  |  FACEBOOK: facebook.com/fabioteixeiraautor

      Desde criança que aguardo ansiosamente o verão. Cresci com a maioria da minha família, fora do país. Cresci com aquele aperto no coração, que me acompanhava até ao final do mês de Julho, altura em que a casa começava a encher e que eu podia desfrutar da companhia dos meus. Sou muito ligado à minha família, embora, muitas vezes, haja pouca ligação. Sou o típico português que se identifica com o brasileiro, sem que o brasileiro se identifique tanto com o português. Cresci a ser ensinado a amar a minha família, a dar o melhor de mim a todos eles, a acolhê-los da melhor maneira que podia e a fazer por eles o que gostaria que fizessem por mim. 

O Verão é, para mim, o reencontro, a época mais feliz e menos solitária da minha vida. Nos tempos de escola, desejava fervorosamente, o término das aulas para poder relaxar durante três meses, poder deitar-me e levantar-me às horas que bem me apetecesse e ter tempo para fazer o que me desse na real gana. Depois que os estudos acabaram, espero fervorosamente o verão, para poder estar perto dos que fazem parte do meu sangue, dos que admiro e de quem falo com todo o orgulho.

     É no final de Junho que o coração começa a acelerar. O calor começa a fazer-se sentir com maior intensidade, os dias tornam-se cada vez mais claros e longos, os pássaros chilram pela manhã e ao inicio da noite e começa a tornar-se inevitável não olhar para o calendário e contar os dias que ainda faltam para que a casa, a rua, a aldeia, se encha de pessoas e aquilo que parece um deserto se torne, por um mês, o lugar mais turístico de todos.  

     Gosto do verão por isto: por sentir a casa cheia, por ter sempre alguém para conversar, porque tudo ganha vida, e a solidão evapora-se. Gosto do verão pelo calor, pela alegria, pela diversão, pelo tempo que passa mais rápido do que o habitual, pelas músicas que ecoam por todo o lado, pelas estradas movimentadas, pelos caminhos de terra ocupados com as corridas de motas. Gosto do verão pelos mergulhos no lago, no rio, no mar. Gosto do verão pelas festas, cheias de luz e cor. Gosto do verão pelos reencontros bons que ele proporciona e pelas amizades inesperadas que traz. 
Gosto do verão porque me sinto de novo, a criança feliz que cresceu a dividir o quarto, a cama, a mesa, o sofá, com todos aqueles que se acolhem na minha casa. Gosto de dizer que o Hotel Teixeira está aberto. Gosto do verão por ver a mesa de quatro pessoas, tornar-se a mesa de vinte e muitas. Gosto do verão pelos sorrisos, pelas conversas leves e soltas, pelas tardes a passear no centro comercial, pelas caminhadas à volta das ruas de terra batida, pelo ar quente que corre durante a noite e que, tantas vezes, se torna insuportável. Gosto de partilhar o colchão – que algumas vezes se instala no chão da sala – com os meus primos, de ver filmes e séries pela noite dentro. Gosto das bebidas frescas, das férias com sabor a mar, do cheiro a peixe fresco, do gelado que nos alivia do calor. Gosto do ar, mais alegre, cheio de amor, repleto de união. 

     O verão é tudo isto para mim. Não é só a época mais livre que tenho, é, sobretudo, a época mais feliz. É a época da família, dos amigos distantes, dos melhores momentos e das melhores memórias.
Podes vir, Verão! 

Fábio Teixeira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O ETERNO DINO

A VIDA E O AMOR DÃO MUITAS VOLTAS

GERAÇÃO MORANGOS