Maria João Abreu: 'Amem-se e vivam o agora, em pleno.'
Maria João Abreu morreu hoje. A sua morte chocou o país e as redes sociais foram invadidas por diversas homenagens.
A morte só tem um propósito: fazer-nos refletir sobre a vida.
Esta é a frase de apresentação do meu livro «Antes de dizer-te adeus» e, hoje, com a trágica morte da Maria João Abreu, um rosto incontornável da cultura do país, faz-me todo o sentido. Desde o minuto em que li a notícia da sua morte, tudo o que fiz foi refletir. Pensei em mim, na minha vida, nos meus e em tudo o que me rodeia. Mais uma vez pude perceber como a vida e a morte se cruzam de repente. A imprevisibilidade da vida assusta-me. Tudo muda de repente, tudo acaba de repente. Nada nos avisa, nada nos prepara. Quando as coisas acontecem já são um facto consumado e nada mais há a fazer. A morte é assim. É por isso que acredito que a vida só acontece no dia de hoje e que o futuro com que tanto sonhamos pode nunca acontecer. O segredo da vida é viver o presente, o agora, o este momento.
Cresci a ver a Maria João Abreu na televisão. Tive o privilégio de contemplar o seu talento e de o aplaudir. É um rosto, uma figura, uma pessoa que faz parte da minha existência. O seu brilhante trabalho levou-me do riso às lágrimas, despertou em mim muitas emoções que nunca esqueço. Era uma atriz de mão cheia, dona de um talento inegável, que vivia todos os seus personagens com a máxima entrega e verdade. Nunca vi nela um resquício de altivez, arrogância, vaidade ou antipatia. Sempre transpareceu ter uma alma bondosa, generosa, solidária e carinhosa. É assim que me recordo dela. Será sempre assim que a irei recordar.
Maria João, onde quer que esteja, obrigado por tudo o que nos deu.
"Amem-se
e vivam o agora, em pleno.
E amanhã logo se vê."
Maria João Abreu
"Ninguém ficará indiferente a esta história de amor que vence anos de separação, as contrariedades da vida e os impedimentos."
"Esta é uma leitura obrigatória que nos incita a viver o que sentimos enquanto é tempo e a nunca silenciarmos o nosso coração."
"«Antes de dizer-te adeus» é uma mensagem poderosa sobre as coisas que só conseguimos dizer depois que a morte nos rouba as pessoas que amamos."
"É uma carta de amor que nos leva a refletir sobre a forma como levamos a vida."
"Uma escrita simples e brilhante. Um livro emocionante com uma mensagem clara: não podemos nem devemos deixar a vida e as pessoas para depois."
"«Antes de dizer-te adeus» é a carta que todos desejamos enviar depois que perdermos quem amamos para a morte."
Compre o livro aqui:
https://cordeldeprata.pt/livraria/antes-de-dizer-te-adeus/
Sobre o autor:
Nasceu a 25 de fevereiro de 1992, na cidade de Vila Real. Viveu toda a sua vida na pequena aldeia de Fiolhoso, no concelho de Murça. Diz que o seu signo, Peixes, o define. Em 2011, concluiu o ensino secundário na área de Línguas e Humanidades. Apaixonou-se pelos livros quando sofreu o seu primeiro desgosto de amor e encontrou nos romances da autora Margarida Rebelo Pinto a sua maior inspiração. Romântico, sentimental e espiritualista, Fábio Teixeira usa a escrita para tocar o coração dos leitores, levando-os a refletir com as suas histórias.
Comentários
Enviar um comentário